Le Parkour: muito além de pular e correr

Pular, correr, ultrapassar obstáculos, tudo isso faz parte do dia-a-dia dos praticantes do Le Parkour, uma prática que vem crescendo a cada dia. Em Maringá, existe uma equipe de praticantes dessa arte urbana.

Muitas pessoas acham que eles não passam de “loucos” que pulam e arriscam a vida, mas o Parkour vai muito além de pulos e corridas, e manobras consideradas perigosas.

O jovem Marcello Biazin, explicou ainda que o parkour é uma arte que surgiu com David Belle, baseado nos princípios da educação física e nos treinamentos do corpo de bombeiro. Belle criou o Parkour que é basicamente a arte de superar obstáculos que estão em seu caminho, como se tivesse fugindo de um ladrão ou mesmo perseguindo um ladrão, em uma situação de emergência. Existem inclusive  pessoas que utilizaram o parkour para salvar pessoas de incêndios, por exemplo.

Para o jovem Israel Araújo, que pratica o parkour a mais de um ano, a prática não serve apenas pra transpor obstáculos, mas também para ajudar no equilíbrio e na concentração dos praticantes.  Depois que começou a praticar o “esporte”, sua concentração na faculdade e seu relacionamento com seus familiares melhorou.

A equipe de parkour de Maringá é formada basicamente por garotos, mas entre eles há uma garota, Daniele Taniguthi. O grupo de meninas que pratica essa nova arte ainda é pequeno, seja pelo medo de se machucar, ou pelo preconceito que existe em torno da arte, já que muita gente acha que pessoas vão invadir casas ou locais privados utilizando dessa técnica. Outras garotas já treinaram, mas acabaram saindo por conta dos pais.

Segundo os praticantes, o Prefeito que visitou o treino e disse que tinha em vista a construção de uma praça para a prática do esporte no complexo da Vila Olímpica, que vem sendo finalizada ao lado do ginásio Chico Netto e do estádio Willie Davids.  Enquanto a praça não fica pronta, os praticantes continuam treinando nas praças públicas da cidade.

Apesar do preconceito, Marcello Biazin afirmou que o grupo está disposto a assinar um termo de compromisso se responsabilizando sobre qualquer dano causado nos locais enquanto eles tivessem treinando o parkour, justamente pra “desmistificar” a idéia de que os praticantes estão destruindo o patrimônio público.

Todos os praticantes foram unânimes a escolher o local “dos sonhos” para eles treinarem. O Cesumar foi eleito o “paraíso” para os praticantes, seja pelos corrimões que existem, seja pelo espaço que existe no campus. Eles que já treinaram na UEM, mas acabaram saindo por problemas enfrentados naquela universidade. Assim, o grupo continua seus treinamentos apenas nas praças da cidade e no estádio do Willie Davids.

Os praticantes disseram ainda que são contra o uso de joelheiras, luvas e acessórios desse tipo, pois esse tipo de acessório pode atrapalhar um movimento e que isso contraria o principio básico do parkour, que é utilizar apenas a roupa que você estaria usando no dia-a-dia, por isso o uso de acessórios não é muito bem visto.

Os treinos são de quarta-feira e domingo, na praça da Prefeitura, em caso de chuva, fica totalmente impossível de praticar o Parkour.

por Zuba Ortiz

21 pensamentos sobre “Le Parkour: muito além de pular e correr

  1. To afim de praticar o le Parkour quero ficar mais rapido pra , pular muros.
    Mais eu naun sei como entrar em contato com vcs.
    Me passa seu telefone pra nos bate um papo

    Valeu pela atenção.

  2. O meu amigo fazia Le Parkour, então comecei a fazer,pois achava muito legal as manobras e o que ele fazia(também gosto dos videos no you tube do esporte). Porém só sei um pouco, queria saber mais manobras e mais técnicas. Estou interessado em participar do grupo de vocês. Vocês poderiam me falar aonde e quando(dia e hora) será as próximas reuniões de vocês?
    Obs: ótimo artigo o de vocês, Há um tempo já procurava por grupo assim em Maringá.

  3. Oeu queria saber se tem algum contato assin que possa me enforma mais eu curto o parkour mais nuk pratiquei n sei nads mais se podecem me dar algun contato Agradeco

    add ai:zedocabelo@hotmail.com

    valew

  4. Eu gostaria de começar a praticar o Le Parkur. E se desse eu gostaria de entrar em contato com alguem a idade importa no esporte. Eu gostaria de começar a praticar com vcs blz entre em contato comigo

  5. sempre axei esse esporte muito enteressante sempre tive vonte de praticar. sou de marialva queria saber se tem como entrar no grupo de vcssssss pra eu poder praticar…..
    se tiver como espero sua resposta

    quero muito pratica parkour
    valeussss

  6. Nhusss…
    antiga essa sua postagem, mas ainda sim é legal ver o povo divulgando nosso pequeno grupo…
    Pra vc ver como faz tempo, chuva não é mais um problema para os treinos…

    bjux
    =**

  7. ai eu moro em maringá e sou praticante eu e meus amigos na verdade nos criamos um grupo e achariamos bem legal se possivel entrasem em contato apesar q eu tenho 12 anos o os meus amigos tem de 12 a 18 anos achariamos legal se possivel podesimos participar de auguns treinos de vcs pois não somos tão bons mas no consideramos porque todos nos treinamos juntos aki na mandacarú no postinho de saude e região mas gostariamos de aprender novas tecnicas com vcs !!!!!

    se possivel add ai: skipping.word@hotmail.com
    vlw, abras

  8. Ou, eu queria saber o horario de treino deles la na praça, pois quero começar a fazer e só pra tirar uma duvida, tem limite de idade pra fazer ou c for de menor e o pai autorizar pode de boa ?
    Responde Por Favor, e valeu pelo post ficou bom.

  9. esse esporte ja faz um tempo q ando procurando uma equipe para poder aprender e praticar se alguem solber como eu faço para eu entrar em contato com eles me mande resposta

  10. e ai galera blz eu curto dimais esse esporte mas nunca pratiquei ai consegui encontrar na net esse grupo aqui de maringá e gostaria de saber como fasso pra começaracho mto loco maneiro dimais ai vlw!!!

  11. Parabéns pelo post, gostei muito, eu tenho 15 anos e estou interessado em praticar, pode me informar como faco contato com alguns grupos conhecidos de le parkour ?

    Desde ja agradeço..

  12. Opa parabéns pelo post. Viu como faço pra contactar o grupo, estou interessado em começar a praticar Le Parkour.

    Abraços

  13. mto boa reportagem…eu so iniciante de le parkour e precisava mesmo de algum grupo por que os grupos iniciantes dos quais participei eram desfeitos com muita facilidade, se tiver como me passarem um contato do grupo seja pra trocar uma ideia ou para pedir uns conselhos para pessoas com mais esperiencia que eu

    vlw pela atençao ^^’

  14. Muito legal esse esporte se eu quisesse praticar o Le Parkour tem algum tipo de regra ou divergência ? Como que eu entro em contato com o grupo?
    Des de já agradeço a atenção!

Deixe um comentário

