Time maringaense de hóquei volta à ativa

Maringá possui alguns times poucos conhecidos do grande público. Alguns esportes normalmente não são destaque, pois são desconhecidos. Um desses times é o time do Maringá Vipers Hockey, que é uma equipe de Hóquei Inline (sobre patins). Que inclusive já disputou alguns torneios nacionais.

Hóquei é um esporte em que duas equipas competem por um disco que deve ser empurrado para dentro do gol da equipe adversária utilizando o taco.

O Hóquei Inline é uma variação do hóquei sobre o gelo, ele é disputado utilizando as mesmas regras do hóquei sobre o gelo. A diferença fica por conta dos patins utilizados(patins inline e patins para o gelo) e do local de prática do esporte (quadra esportiva e quadra de gelo).  O Hóquei inline é disputado por duas equipes formadas por quatro jogadores de linha e um goleiro, o jogo é disputado em três tempos de 15 minutos.

A equipe maringaense começou suas atividades em 1996, mas ainda como uma brincadeira. A brincadeira se tornou mais séria a partir de 1998, quando o time começou a ganhar projeção no território nacional.

Quando começou em 1996, o time não podia escolher muito os atletas que apareciam no treinamento. “Isso foi mais por aceitação mesmo, de quem gostava de patinar. Nós fomos aceitando até pessoas que não sabiam patinar direito e que acabaram aprendendo a patinar junto com a gente”, declarou Edgar Montelares, um dos jogadores da equipe maringaense.

“Atingimos o 3º lugar na Taça Brasil de Hóquei, já fomos 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Então a gente tem uma bagagem legal, se não fosse esse tempo parado a gente poderia ter atingindo mais coisas, mas não gosto nem de pensar”, contou Douglas do Amaral, capitão e fundador do time maringaense.

A influência para a criação da equipe foi um filme. “O time surgiu graças a um filme do Walt Disney, que se chamava Super Patos”, declarou Douglas. Para quem não conhece o filme “Super Patos” conta a história de garotos que montaram uma equipe de hóquei.

Maringá ainda é uma cidade provinciana em relação a alguns esportes, e um desses é o hóquei. “Muitas pessoas desconhecem a existência da equipe e até mesmo o que é o esporte. Quando a gente treina, às vezes muitos curiosos param para ficar observando. Mas o hóquei ainda tem muito que crescer aqui em Maringá”, declarou o capitão da equipe.

O time ficou parado por quase dois anos e retornou aos treinos recentemente, estando hoje com mais ou menos 15 atletas. Mais de uma década depois de sua criação, a equipe “coleciona” em seu currículo três convocações para a seleção brasileira e dois atletas que já jogaram fora do país, nos EUA e no Canadá. Além de o time ter sido considerado o melhor time do sul do país. “E com esses dois anos parados a gente voltou um pouquinho atrás, mas creio eu que com muito treino e determinação a gente pode voltar ao topo”, afirmou Amaral.

PARTICIPAÇÃO FEMININA

No hóquei não existe diferença de sexo, homens e mulheres disputam as partidas todos juntos. Em Maringá, também existe uma garota que treina. Carol Picolli, que já disputou campeonatos com homens. Segundo o capitão da equipe ela nunca deixou a desejar por ser do sexo feminino.

COMEÇANDO NO HÓQUEI

Para começar no esporte o material necessário é um par de patins, cotoveleira, joelheira, um capacete e luvas. E outra coisa necessária é saber patinar, sem o domínio dos patins ninguém vai conseguir praticar o hóquei.
“As pessoas acham que não sabem nem patinar, imagine controlar um disco. Com dois meses de treino é possível patinar perfeitamente. Só tem que gostar. Não adianta vir amarrado pelo pai ou pela mãe que não se vai a lugar nenhum. Aqui a gente treina porque ama o hóquei. Então se você ama, você faz. Não tem segredo é treino e dedicação”, declarou Amaral.

O time maringaense não pensa em torneios para esse ano, até porque o fim do ano está próximo. Para 2009 a expectativa com os campeonatos é grande. “Previsão de campeonato mesmo só em 2009. Em fevereiro do ano que vem começa o calendário. E até fevereiro tem tempo para se treinar bem”, declarou Amaral.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Pouca gente sabe, mas hoje em dia o hóquei já é uma realidade no país, em Maringá e no Paraná as coisas estão um pouco atrasadas, mas no Brasil, a Seleção Brasileira foi Campeã Mundial na Transilvânia, “batendo” seleções como Canadá e EUA. Antigamente os próprios atletas se bancavam nas viagens internacionais quando eram convocados para a seleção. “Antes você tinha que se bancar quando era convocado, mas hoje não, hoje você recebe (para defender a seleção brasileira). E isso acaba animando ainda mais os atletas para a prática do esporte”, confessa Douglas.

TREINOS
Os treinos acontecem na quadra da Unifamma, todo sábado, às 14 horas e toda quinta feira, às 19h30.

por Zuba Ortiz

Anúncios

Um pensamento sobre “Time maringaense de hóquei volta à ativa

  1. sou de cascavel gostaria jogar hoquei sobre patins no time da cidade como entro em contato com eles obrigado ari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s