Jornalismo Esportivo ou Circo?

Pode até parecer bobagem, mas é a realidade, a cidade que termina em 1º nos Jogos Abertos do Paraná, não consegue se desenvolver no esporte, e um dos motivos sabe qual é? A mídia, isso mesmo, nós jornalistas ou “pseudos” jornalistas.

O que derruba o esporte local é gastar 1 hora, 40 minutos, discutindo futebol como se fossem apenas torcedores e não formadores de opinião, usando o tempo não para informar, mas sim pra “entreter” quem está ouvindo ou vendo o programa.

Isso me deixa preocupado, será que nunca teremos uma imprensa em Maringá que realmente leve a sério o jornalismo esportivo? Será que pra sempre o jornalismo esportivo vai ser um lugar para oportunistas conseguirem fazer nome com programas da época de ouro do rádio, quando reunia vários “jornalistas” que faziam papéis, atuavam em busca de audiência?

Aquele velho modelo de : um bonzinho, um mal humorado, um engraçado e outro ignorante? será que o Jornalismo Esportivo é mesmo isso? Será que é apenas uma maneira de gastar o tempo com discussões sem fundamento nenhum, discussões de torcedores mesmo, ou será que o horário poderia ser usado pra informar sobre o esporte local? Sobre o Handebol que venceu Blumenau, o Ciagym que busca vaga na semifinal do Estadual, sobre o Vôlei que perdeu todos os patrocinadores e está quase fechando as portas?

Será que o Jornalismo Esportivo é apenas discutir que o Palmeiras, Furacão, Santos, ou seja lá o time que for, precisa de reforços, será que precisamos apenas saber disso? Será que precisamos de pessoas discutindo quem vai vencer o próximo clássico?

Me desculpem, mas isso não é jornalismo esportivo, nem nada, discutir quem vai vencer o próximo jogo ou clássico qualquer um faz, até um bêbado no boteco da esquina de casa.

Enquanto sobrarem torcedores e faltarem JORNALISTAS não se iludam com o sonho de ter esporte sério em Maringá, enquanto preferirem falar de times de fora, de campeonatos de fora e esquecerem o esporte LOCAL, ESQUEÇAM!! NADA IRÁ VINGAR EM MARINGÁ e aí não adianta culpar os empresários ou qualquer outra pessoa… é triste mas é a realidade…

por Zuba Ortiz

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jornalismo Esportivo ou Circo?

  1. olá zuba tudo bem?
    eu sou atleta e faço jornalismo na metodista.
    estou agregando seu texto ao jornalismo de uma forma geral não só a Maringá porque o que mais existe nesse país são pessoas fazendo jornalismo esportivo ( na verdade jornalismo futebol).
    Acho que é por isso que existem tantos esportes hoje em dia sem o minimo apoio justamente por causa da influência da mídia direcionado ao futebol.
    Mas como podemos mudar isso? como podemos fazer diferente? eu você e quem mais quer mudar isso? ideias nos temos várias e sei que pessoas como você podem fazer a diferença.
    Hoje estamos planejando uma revista do handebol é o que desejamos fazer ajudar a mudar isso.
    Estava fazendo uma pesquisa e encontrei o seu blog, bom as opniões para termos uma ideia de como vamos fazer a revista.
    obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s